sábado, 9 de novembro de 2013

Jeans de Alexandre Herchcovitch promete melhorar celulite e dermatologistas pedem cuidado!


Acaba de ser lançado o jeans com tecnologia Emana (ela levou o prêmio de inovação da Apex em 2012), numa junção de forças da Rhodia com a Canatiba Têxtil e investimento de mais de R$ 15 milhões. Seus fios de poliamida têmcristais bioativos que absorvem o calor do corpo e o devolvem em forma de raios infravermelhos que penetram na pele estimulando o metabolismo de forma física e não química. A promessa é o aumento de elasticidade e o combate à celulite. Novidade quente pro mercado de beleza no Brasil, onde o culto ao corpo é tão forte… Peças assinadas por Alexandre Herchcovitch foram mostradas durante oBe Brasil, em NY, e aparecem na passarela da segunda marca dele no próximo Fashion Rio. Nas lojas a previsão é a chegada de produtos até o fim do primeiro semestre de 2014.
Renato Boaventura, diretor global de negócios de fios têxteis da Rhodia, conta mais sobre o lançamento pra gente: “Foram 5 anos de estudos até chegar ao primeiro produto, lançado em 2011 nos mercados de fitness e underwear. Os testes de eficácia foram feitos pelo Instituto Kosmoscience com amostragem, seguindo todo o rigor e critérios pra desenvolver um teste desse tipo. Pro setor esportivo (existem produtos masculinos e femininos nesta área), fizemos os testes com a Unicamp e descobrimos que a tecnologia Emana neste tipo de produto traz benefícios pra performance e reduz a fadiga muscular. Nesta nova fase queremos completar o guarda-roupas feminino pra que ela possa usar o jeans no trabalho, a roupa apropriada na academia e dormir com uma lingerie que garante o uso contínuo da tecnologia. Se for feito um uso correto das peças, durante 30 dias seguidos, 6 horas por dia, o resultado é uma melhora na aparência das celulites. Como os cristais estão dentro do fio, a atuação acompanha a peça até o fim de sua vida útil”.


E a Sociedade Brasileira de Dermatologia já tratou de se posicionar, pra não haver mal entendidos na divulgação do novo produto, que eventualmente pode chegar ao consumidor como algo milagroso. “Não existe milagre pra celulite. É um serviço da SBD à população dizer isso. A celulite atrai muito o público feminino e inúmeros produtos chegam prometendo acabar com ela, mas somem do mercado logo, exatamente porque as pessoas vêem que não funcionam. A Harvard revisou os tratamentos em 2008 e chegou-se à conclusão de que não existe um resultado efetivo depois de 3 meses. Há uma melhora, sim, mas ela não é definitiva”, diz aDra. Leandra D’Orsi Metsavaht, dermatologista e secretária-geral da SBD.
Então o jeans não funciona? Sozinho, não! Ela explica: “Um tecido pode vir de um estudo sério que melhora a circulação e a aparência da celulite, mas é o conjunto de medidas que vai ajudar nessa melhora. Não fumar, se alimentar bem, fazerexercícios físicos regulares. Sempre digo a meus pacientes que a melhor forma de investir nisso é contratar um personal trainer, porque os tratamentos que aparecem não são definitivos. A pessoa vai precisar fazer um circuito de laser, massoterapia, drenagem, ultrassom, e quanto ela está disposta a investir nisso?”.
É um gasto eterno? “Sim, porque nenhum deles tem efeito duradouro. O que a população precisa entender é que a saúde deve vir em primeiro lugar. A gente tá cansado de ver tanta propaganda pela busca da juventude eterna. Temos que rever nossos conceitos e ver o que é saúde, o que é felicidade. Se você não se exercita, não come bem e passa o dia sentado, um jeans compressor não vai te ajudar. Agora, é um mercado promissor esse dos tecidos. Deve-se tomar cuidado é com essa coisa de combate. A gente combate doenças sérias, o combate é uma guerra, e a celulite não é uma doença! Ela é uma condição cutânea mais comum em mulheres do que em homens, por conta de diferenças hormonais. Você deve cuidar da saúde, se exercitar e aí vai ver uma melhora. Existe um processo que deve ser seguido. Se a pessoa já está saudável, já viu uma mudança no corpo e sobrou um dinheiro, ela pode querer tentar alguma coisa e comprar um jeans. E não o contrário”.

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